ShopAtHome

Válvula Retenção

Portinhola

Qual a sua função?
Permite a passagem do fluído em apenas um sentido, fechando-se automaticamente por diferenças de pressões, exercidas pelo fluído em consequência do próprio escoamento, se houver tendência à inversão no sentido do fluxo. São portando, válvulas de operação automática.

Onde posso utiliza-la?
Se você pretende impedir em uma determinada linha qualquer possibilidade de retorno de fluído, esta é a válvula ideal para a sua aplicação!

Veja alguns exemplos de onde são utilizadas:
* Linhas de recalque de bombas (imediatamente após uma bomba) quando houver mais de uma bomba em paralelo descarregando no mesmo tronco. As válvulas de retenção servirão nesse caso para evitar a possibilidade da ação de uma bomba que estiver operando sobre outras bombas que estiverem paradas.

* Linha de recalque de uma bomba para um reservatório elevado. A válvula evitará o retorno do líquido no caso de ocorrer uma paralisação súbita no funcionamento da bomba.

* Extremidade livre da linha de sucção de uma bomba, no caso de sistemas com sucção não afogada; a válvula de retenção, denominada “válvula de pé”, deve estar suficientemente mergulhada no líquido do reservatório de sucção, e servirá para manter a escorva na tubulação e na própria bomba, isto é, evitar o seu esvaziamento, durante o tempo em que a bomba estiver parada.

Quais as condições para utilizar esta válvula?

* As válvulas do tipo retenção portinhola podem ser utilizadas em qualquer posição (caso necessite de uma válvula retenção apenas para uso na horizontal, recomendamos a do tipo pistão).

* Esta válvula também é indicada para trabalhar com gases e vapores.

* Não devem ser utilizadas para fluídos que deixem sedimentos ou depósitos sólidos.

* Esta válvula causa uma perda de causa considerável, porém menor que a retenção pistão.
Normalmente apresenta como obturador um disco (portinhola) fixo ao extremo de uma haste articulada, pilotada superiormente por um eixo paralelo à sede da válvula.
A obstrução do escoamento se dá quando o fluido não apresenta pressão suficiente para manter a portinhola aberta (tendência de inversão no sentido de escoamento).
Esse tipo construtivo acarreta perda de carga mínima e é recomendado para ser usado em conjunto com válvulas de passagem livre.
Retenção com portinhola é indicada para operar em linhas de líquidos, gases e vapor saturado, sujeitas a pequenas tendências de inversão de sentido do fluxo, visando-se evitar a vibração que tais tendências causariam, durante o escoamento do fluido, a este tipo construtivo.
Não se recomendam para fluxos pulsantes e/ou com alta velocidade de escoamento.

Essas válvulas se definem como um dispositivo mecânico que permite a passagem do fluido em uma única direção, trabalham por meio de um disco elástico que se abre quando o fluído passa no sentido normal do fluxo. Por outro lado quando o fluído regressa, o elástico fecha o disco para evitar a passagem do fluído.

As aplicações mais adequadas desta válvula são absorver a contrapressão, os resíduos da irrigação e os resultados relacionados à contrapressão.

Comentários estão fechados.